Barra
Casa Todas Noticias Labirintite, ressaca ou intoxicação por Metanol? Descubra quando correr para hospital – Alerta do neurologista Dr. Saulo Nader

Labirintite, ressaca ou intoxicação por Metanol? Descubra quando correr para hospital – Alerta do neurologista Dr. Saulo Nader

por Altair Campos
0 Comente

Casos recentes de envenenamento por bebidas adulteradas têm causado mortes e sequelas graves; especialista explica como diferenciar de uma simples ressaca ou “labirintite”.

Diante do aumento de casos de intoxicação por metanol no Brasil, supostamente presentes em bebidas alcoólicas adulteradas, o neurologista Dr. Saulo Nader faz um alerta: sintomas como tontura, sonolência excessiva e visão borrada podem ser sinais de algo muito mais grave do que uma simples ressaca.

 

Dr. Saulo Nader (Foto: Divulgação)

“A tontura causada pela intoxicação por metanol costuma ser diferente da vertigem típica da labirintite. Em vez de sensação de rotação, o paciente sente um mal-estar difuso, acompanhado de muita moleza no corpo, sonolência e enjoo intenso”, explica o especialista.

Segundo Nader, é comum que esses sintomas sejam subestimados, especialmente se o paciente consumiu bebidas nas últimas 24 horas.

“A pessoa pode achar que está com uma ressaca mais forte ou com labirintite, e acaba demorando a buscar atendimento. Isso é perigoso, porque o metanol é altamente tóxico e pode causar cegueira irreversível, comprometimento neurológico, insuficiência renal e até morte”, alerta o neurologista.

Se você está com TONTURA – ALERTAS PARA POSSIBILIDADE DE INTOXICAÇÃO POR METANOL:


– Consumiu bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
– Sua tontura não é de início do tipo que as coisas giram (não é uma vertigem, como nas chamadas “labirintites”). Ela é mais como um mal-estar na cabeça e no corpo todo, junto com muita moleza;
– Muito enjoo associado;
– Sonolência associada (estar com muito sono);

*Note aqui que a moleza no corpo, o enjoo e a sonolência são desproporcionais a uma simples ressaca pelo etanol – os sintomas são bem mais exuberantes, mais marcantes. Como se fosse uma mega ressaca.
 
Reforça possibilidade se:


– Dor abdominal, diarreia e vômitos;
– Evolui com instabilidade de desequilíbrio para andar;
– Confusão mental associado (falar coisas sem sentido, fora de contexto, não entender coisas usuais);
– Visão borrada – embasamento visual incomodando a visão.
“A intensidade dos sintomas é desproporcional. É como se fosse uma ‘mega ressaca’, mas na verdade é um envenenamento. Não dá pra esperar passar, o atendimento médico imediato é fundamental para evitar sequelas graves”, orienta o neurologista.
 
 Tratamento pode salvar vidas
 
O neurologista Dr Saulo explica que o tratamento precisa ser iniciado o quanto antes. Isso pode incluir:
           •       Monitoramento de órgãos vitais como fígado, rins e pâncreas;
           •           Correção da acidose metabólica;
           •          Uso de etanol por via venosa, que bloqueia a metabolização tóxica do metanol;
           •          Em casos mais graves, hemodiálise.

Dr. Saulo Nader é neurologista e Expert em tontura, vertigem e distúrbios do equilíbrio pela USP. É Membro da exclusiva Sociedade Internacional que normativa tudo sobre tontura, a Bárány Society, e já comandou o Departamento Científico de Tontura da Academia Brasileira de Neurologia.
Com mais de 2 MI de seguidores, o especialista é criador do perfil no Instagram @doutortontura e do canal do Youtube Neurologia e Psiquiatria, onde desmistifica esses temas com linguagem fácil e acessível: https://neurologiaepsiquiatria.com.br/

você pode gostar