Casa Todas Noticias Neurologista Saulo Nader explica se Apps para tontura no carro funcionam

Neurologista Saulo Nader explica se Apps para tontura no carro funcionam

por Altair Campos
0 Comente

Se você sente enjoo ou tontura ao andar de carro, ônibus ou metrô, talvez já tenha ouvido falar em soluções tecnológicas para esse problema.

Recentemente, a Apple lançou no iOS um recurso que detecta indícios de movimento: pequenas bolinhas aparecem nos cantos da tela do celular e se movem na direção oposta ao deslocamento do veículo. No Android, há uma alternativa similar, o app KineStop.

Mas qual é a lógica por trás disso? O neurologista Dr. Saulo Nader, especialista em tontura, explica que muitas pessoas sofrem de cinetose, um mal-estar causado pelo conflito entre o que os olhos enxergam e o que o labirinto (parte do ouvido responsável pelo equilíbrio) percebe.

“O cérebro fica meio perdido — as imagens se movem de um jeito e o labirinto capta o movimento de outro. Esse desencontro de informações pode causar tontura, enjoo e mal-estar”, detalha o especialista.

A ideia desses apps é fornecer pistas visuais para ajudar o cérebro a sincronizar melhor as informações recebidas, reduzindo os sintomas.

Mas será que realmente funcionam?

“Existem poucos estudos que comprovam essa estratégia, mas esperamos pesquisas mais amplas. Pessoalmente, tenho recebido mais relatos de melhora do que de ineficácia. Parece funcionar melhor para casos mais leves”, comenta o médico, apelidado carinhosamente nas redes sociais como Dr. Tontura @doutortontura.
 
Mais informações: https://neurologiaepsiquiatria.com.br/

você pode gostar